quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Votorantim em Rondon


Esta aí é uma imagem da matéria que fiz sobre o projeto Alumina Rondon publicada no Diário de Carajás - Suplemento do Diário do Pará - nesta quarta-feira 22/08/2012. Estaremos acompanhando as novidades do projeto e reportando à comunidade através das páginas do Diário do Pará. Muitas novidades são esperadas, muitas oportunidades. E o melhor é que parece estar ficando cada vez mais claro o compromisso da Votorantim, não só em priorizar, mas também em capacitar a mão de obra da cidade de Rondon para atuar no projeto.

Entretanto, penso que claro deve estar também que os valores que a empresa virá a pagar a seus futuros funcionários não deve ser algo mirabolante ou além do que o mercado oferece. A empresa deve praticar valores condizentes com a atividade desempenhada - o que já é muito bem vindo. Além, é claro, das várias cadeias produtivas que serão viabilizadas pela presença desta multinacional brasileira em nosso solo rondonense.

Cabe em parte a nós, cidadãos desta cidade, cuidarmos pra que a empolgação e o despreparo não transformem Rondon num caos. O perigo que nos ronda a curto/médio prazo é a temida onda migratória que tende a ocorrer inchando o número de habitantes da cidade. Isto seria bastante complicado de gerenciar, sobrecarregaria os serviços públicos, as escolas, os postos de saúde, nosso já complicado trânsito e, tristemente, a delegacia de polícia.

Por outro lado, o governo municipal terá uma baita arrecadação extra para lidar com estas questões. Penso que esta balança que tem, de um lado, mais recursos e, de outro, sérias questões urbanas, deveria nortear os debates e os discursos dos três grupos que concorrem à prefeitura: Quem tem as melhores propostas, o melhor histórico e melhor preparo para lidar com este imenso “pepino” que começa a germinar?

Quanto aos possíveis problemas, sou otimista e espero que os benefícios superem as possíveis complicações.

O que vocês acham?


Ricardo D'Almeida

Nenhum comentário: